Compartilhando recursos estáticos entre webapps JEE6 através de um JAR

Na API Servlet 3.0 é possível colocar recursos estáticos dentro de um JAR para serem acessados pelos webapps que dependem desse JAR. Para tanto, basta empacotar os recursos desejados na pasta META-INF/resources do JAR. Os arquivos aí colocados estarão disponíveis para os WAR como se estivessem na raíz do webapp. Ex:

O arquivo:

MeuWebApp.war/WEB-INF/lib/WebCommons.jar/META-INF/resources/public/img/logo.png

Estará disponível no servidor como:

http://localhost:8080/MeuWebApp/public/img/logo.png

No caso de um projeto Maven, essa pasta pode ser contemplada no código fonte em [PASTA DO PROJETO]/src/main/resources/META-INF/resources

Isso é bastante útil para compartilhar html, xhtml, jsp, css, js, imagens, arquivos de properties, dentre outros, entre diferentes WAR. Para obter o mesmo resultado nas versões anteriores da API era necessário bolar algum mecanismo que acessasse recursos programaticamente via ServletContext, ou mesmo utilizando bibliotecas de terceiros específicas para esse propósito, como é o caso da Weblets.

No caso de se tratar de um projeto JSF, pode ser desejado compartilhar entre os WAR não somente recursos estáticos como também ManagedBeans, Converters e outros beans gerenciados pelo framework. Para isso, crie no JAR também o arquivo META-INF/faces-config.xml.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *