Review do Livro “Aplicações Java para Web com JSF e JPA” de Gilliard Cordeiro

Em 2012 assumí a disciplina de Tópicos Especiais em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na faculdade em que leciono. Por se tratar de uma disciplina do último período do curso, encarei ela como uma “última chance” de resgatar os alunos, ao invés de simplesmente abordar assuntos complexos diversos como é de costume em disciplinas de Tópicos Especiais. Queria deixar algo de legal para os alunos levarem para o mercado de trabalho logo em seguida, já agregando ao currículo. Como o curso escolheu Java e eles já tinham visto algo de Desenvolvimento Web em JAVA em semestres anteriores, decidi abordar os frameworks JSF 2 e JPA 2, muito requisitados pelo mercado. No entanto, para tocar o curso precisaria de literatura em português para me apoiar, tendo em vista que não poderia exigir o inglês dos alunos (faz parte…).

Qual não foi minha Surpresa de descobrir duas grandes coisas: a editora Casa do Código, que como ela mesmo se entitula publica “livros de programadores para programadores”; e dentre os seus títulos descobri também uma grande preciosidade, o livro “Aplicações Java para Web com JSF e JPA” de Gilliard Cordeiro. O que me chamou a atenção foi: o livro aborda duas tecnologias que geralmente andas juntas; é em português, melhor, foi escrito por um brasileiro (já traduções nem sempre carregam o estilo do escritor original); o preço é convidativo, inclusive dando opção de comprar apenas a versão digital por uma pechincha; o tamanho do livro é razoável, considero pequeno, 275 páginas, exigindo apenas alguns minutos por dia para terminar de ler o livro em poucas semanas (essencial para indicar para alunos!)

Adquirí um exemplar e lí. Gostei bastante da escolha didática do livro que faz questão de elucidar como as coisas eram antes do JSF e do JPA e o motivo de cada dessas tecnologias terem entrado no jogo. Essa visão ajuda o leitor a compreender os frameworks não apenas como uma caixa preta a ser dominado mas sim como algo fruto de um design que evoluiu junto com a comunidade de desenvolvimento em torno do Java e de suas tecnologias. Destaco a introdução onde diagramas demonstram a evolução do código de um Servlet puro sem separação nenhuma de lógica de apresentação, negócio e persistência até atingir padrões mais atuais de design, justificando muita coisa repetida sem explicação por muitas equipes.

O livro não se propõe a ser um guia definitivo de JSF e JPA, e assim sendo, não entra em muitos detalhes tal como uma bíblia. Mas sua leitura provê o necessário para desenvolver uma aplicação web completa envolvendo aspectos diversos além do básico tais como segurança e performance. Considero uma excelente leitura para quem já programa em Java e desconhece os dois frameworks ou mesmo quem já programa em JSF mas ainda se sente perdido com conceitos fundamentais tais como o ciclo de uma requisição no JSF, o uso dos componentes básicos JSF, o uso de Ajax com o JSF. Já na parte de JPA, destaco as discussões diversas sobre performance seja ao abordar carregamento preguiçoso (lazy), mapeamento ou o problema das N+1 queries, o que pode embasar até mesmo desenvolvedores experientes na tomada de decisões em seus projetos.

Em resumo, gostei bastante da abordagem livro. Mais tarde também adquirí exemplares de outros títulos relacionados com Java da Casa do Código, dentre eles: Design Patterns, JSF Eficaz, Test-Driven Development, e o recém lançado CDI. Todos são livros relativamente pequenos mas com conteúdo denso, destinados realmente para programadores. Fica a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *